Como evitar e proteger sua casa e saúde do Mofo!

Livre-se do mofo

Conheça formas de evitar e proteger a casa e a saúde desse inimigo que vem com a umidade

Lívia Alves, iG São Paulo

 

Foto: Getty Images

Além de danos à saúde, o mofo também pode danificar as estruturas de casas e apartamentos

Calor, pouca ventilação e chuvas constantes são características do verão brasileiro. Mas estas são também as condições exatas que o mofo precisa para proliferar dentro de casa, em especial nos locais mais abafados.

Segundo a doutora pela Universidade de São Paulo (USP), Natasha Rebouças Ferraroni, médica Alergista e Imunologista do Hospital regional da Asa Norte, em Brasília, o mofo é o nome popular dado à proliferação de fungos e pode causar muitos danos à saúde. “Existem três maneiras do mofo influir na nossa saúde: pela inalação, ingestão e em contato com os olhos”, explica.

 João Negreiros Tebyriçá, vice-presidente da ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia) ainda lembra que, quando inalado, o mofo pode causar quadros alérgicos como asma, rinite e sinusite. E, em contato com os olhos, causa conjuntivite.

Cuidados na construção 

Além de danos à saúde, o mofo também pode danificar a estrutura da casa e causar muitos prejuízos. “Já vi um pequeno mofo na parede do quarto se transformar em um buraco de um metro, que causou infiltração e trincas na parede da casa pois a estrutura estava cedendo”, diz o arquiteto e urbanista Mauricio Venâncio, dono da Venâncio Arquitetura, em Limeira (SP).

Antes mesmo do início da construção é possível pensar em diversas maneiras de evitar que o mofo apareça na residência. “Ainda na fase de estudo do projeto arquitetônico é fundamental verificar a posição do sol, as condições físicas do solo e a ventilação”, afirma o arquiteto Gustavo Capriotti Bonás, de Sorocaba (SP). 

De acordo com Venâncio, existem três metas importantes que devem ser seguidas para impedir a aparição dos fungos dentro de casa: a primeira é a ventilação cruzada, isto é, a construção de portas e janelas em lados opostos para que o ar circule pela casa. 

A segunda meta é a insolação dentro da residência. “A casa precisa receber luz natural. Assim, os dormitórios devem ser construídos com face Leste e Norte, posições onde há mais sol de manhã e no inverno, respectivamente”, explica. 

Por último, é preciso ter atenção com a impermeabilização do solo. “Antes de fazer a fundação da casa é necessário impermeabilizar bem todos os cômodos, afim de não trazer umidade do chão dentro de casa”, diz Venâncio. Aplicação de mantas asfálticas sobre as paredes que estão diretamente em contato com solo e massas poliméricas no chão são algumas das soluções que podem ser usadas.

Fique atento a armários e infiltrações

Foto: Getty Images

Saquinhos com cravo, canela em pau e giz pode ajudar a reter a umidade

Ser cauteloso antes da construção da casa ou reforma do apartamento é o ideal, porém, o mofo não escolhe hora para aparecer. Basta ter uma minúscula infiltração que o fungo já surge. Por isso, fique atento aos pequenos focos de infiltração em paredes e pias, falhas nas tubulações e forros ou telhas quebradas. 

Além disso, é preciso ter bastante cuidado com os armários, um dos locais preferidos do mofo. “É importante manter um pequeno afastamento entre o armário, a parede e o teto, pois além de facilitar a limpeza do local, ajuda na circulação do ar entre as peças”, explica Capriotti.

Caso o mofo já esteja aparente, o médico alergista do hospital Oswaldo Cruz, de São Paulo, Pedro Bianchi, aconselha a aplicação de ácido fênico ou água sanitária em cima do fungo. 

Muitas vezes, mesmo com o problema da infiltração resolvido, o local que continha o mofo permanece com umidade e um cheiro forte de mofo. Neste caso, Carlos Alfredo, da lavanderia Nova Paulista, aconselha colocar cravo ou canela em pau dentro de um saco no local ou então espalhar pedaços de giz branco pela casa para reter a umidade.

viaLivre-se do mofo – Serviços – iG.

Agradecemos seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s